SOBRE

GIOVANA GOBBI
Gramado - RS, 1989.
Eu transito entre o desenho e a pintura e os misturo na tela. Em trabalhos de suporte maior busco aumentar o espaço e os intervalos de tempo visuais e, com isso, gerar uma despretensiosa conexão com as figuras. Nos intervalos da composição - cuja presença é do gesto, do desenho, da palavra escrita, do branco, dos rastros, da superfície intocada da tela e do próprio formato do suporte -, percebo uma mesma relevância entre os componentes. É onde também localizo sob certo aspecto, um descanso para o olhar do observador que busca por amparos figurativos e, sob outro, a itinerância nos elementos criados. Devido à pequena escala dos desenhos, figurações e detalhes que ficam imperceptíveis à distância, convido o observador à proximidade.
À medida que o processo poético avança, reajo à aparição de novos elementos nesse plano, que são condicionados pelo próprio espaço. Cada elemento pede de mim uma nova ação, que será medida de acordo com o que vejo: pesos visuais em blocos de cor e de formas, todas se relacionando entre si e com os limites do suporte, numa construção compositiva guiada pela percepção.
A forte presença do branco - seja na textura da tela ou da tinta - e que varia em tons amarelados, azulados, esverdeados, avermelhados, atribui a base de minha construção pictórica.
Construo apagamentos através da adição de tinta, rabiscos que vêm do desenho e flertam com a abstração, e incorporo desenhos dos meus cadernos, onde escrevo pensamentos, desenho pessoas, objetos e muitas vezes acabo criando narrativas de acontecimentos banais.
GIOVANA GOBBI
Gramado - RS, 1989.
Vive e trabalha entre Canela e Porto Alegre/RS.
Formada em Design de Produto (2012) pela ULBRA e em Artes Visuais (2021) pela Universidade Feevale.
Minha pesquisa investiga o campo da pintura e do desenho e seus componentes visuais, estabelecendo relações de tempo, espaço e representação através da matéria.
Minha poética se dá pela experimentação de múltiplas aplicações de tinta e soluções para a representação de figuras que tratam de um mundo cotidiano e pessoal.
A escala dos desenhos mantém-se - ainda que a dimensão das telas seja variável - , pois minha busca consiste no preenchimento do espaço bidimensional com elementos como o branco, o vazio, riscos, figuras, palavras, linhas, manchas e rastros.
FORMAÇÃO
2012
Design de Produto
>ULBRA. Canoas, RS
2020
Dinâmica das Cores
>EAV Parque Lage. Rio de Janeiro, RJ
2021
Artes Visuais
>Universidade Feevale. Novo Hamburgo, RS
Cor e Forma
>EAV Parque Lage. Rio de Janeiro, RJ
A Prática da Pintura
>EAV Parque Lage. Rio de Janeiro, RJ
2022 - 2024
Grupos de Acompanhamento Artístico
>Profa. Dra. Anelise Valls. Porto Alegre, RS
EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS
2023
Elogio ao Ilegível
>Espaço Força e Luz. Porto Alegre, RS
EXPOSIÇÕES COLETIVAS
2023
Antena
>Pinacoteca Feevale. Novo Hamburgo, RS
Puertas Adentro
>Punta del Este. Uruguay
2024
O Que cabe em 30 x 30?
>Galeria de Arte do DMAE | Chico Lisboa. Porto Alegre, RS
A Bruta Delicadeza
>Casa de Cultura Mario Quintana. Porto Alegre, RS
2025
A Força Inercial do Hábito
>Remanso - Instituto Cultural. Porto Alegre, RS
RESIDÊNCIAS
2023
Mar Adentro II
>Punta del Este. Uruguay